sábado, 24 de abril de 2010

...É preciso amar!

Além de ser...é preciso amar. Digo isto com total convicção. Quem é que não se sente um pouco mais, ou capaz de ir um pouco além pela simples ação do poder do amor. Quem não ama não vive a vida da maneira correta. Não sente o alívio da presença ou a dor da partida. E olha que me reporto aqui a qualquer tipo de amor...seja ele o de um casal de namorados ou de uma dupla de amigos quase irmãos de sangue. Até aqui tudo o que disse faz sentido e é - cá entre nós - muito bonitinho.

O problema surge simplesmente quando mudamos o olhar e passamos a pensar em pessoas com pouca afinidade ou, até mesmo, declarados inimigos. Como podemos amar alguém que nos fez ou faz mal?! Isso é possível?! É normal?! É simples?!

Começando pela última pergunta, julgo que não é nada simples amar aquele que não nos ama (ou até odeia). Normal também isso não é, haja vista o padrão comportamental de nossa sociedade que prega a competição. Todavia, creio ser  totalmente possível amarmos nossos inimigos; basta um pouco de raciocínio rápido. Pensem comigo: geralmente um inimigo se cria a partir de amarguras ou faltas graves e, portanto, toda e qualquer situação de tristeza, queda ou decepção remete logo à figura da pessoa inimiga. Logo, querer o mal de alguém só gera o mesmo sentimento em retribuição coerente. Entretanto, se desejarmos a felicidade e as boas coisas para aqueles que nos querem mal, os bons acontecimentos simplesmente apagarão da memória do mesmo a nossa imagem e, os pensamentos negativos deixaram de ser emanados em nossa direção.

Amar a todos sem distinção é a melhor maneira de evoluirmos. O bem gera o bem sempre.

2 comentários:

  1. Certa vez eu li um livrinho muito legal que dizia que os 10 mandamentos recaem sobre um só verbo: Amar. Acho que foi isso que pude perceber nas suas palavras mestre. Viva o "dom supremo..." Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É mestre, não te falo para escrever logo um livro porque acho que tomaria muito o seu tempo, mas te falo que suas palavras conseguem atingir o pensamento, ou melhor, uma reflexão boa! :) Acho que o verbo AMAR deveria ser visto por todos, exatamente como você disse. Parabéns Dudu!

    ResponderExcluir