sábado, 5 de maio de 2012

...é preciso sorrir!

Na correria do dia-a-dia as coisas geralmente não passam nem perto da perfeição com que aparecem orquestradas em nossas mentes. Uma rotina diária inclui tantas atividades que, certamente, seria impossível alcançar o êxito completo em todas elas. Algumas pessoas, entretanto, cobram-se muito com relação a isso, o que não é necessário nem lógico, já que o imprevisto e o incerto são nossos companheiros de lida. Além da cobrança, surge ainda, vez ou outra, uma amargura no olhar que se soma a um semblante fechado e hostil aos que se encontram ao redor. O sorriso some.

Junto com o sorriso vão-se embora a alegria, a compreensão e, principalmente, a atração de outros sorrisos. Ninguém se sente bem em meio à sisudez. Os semblantes fechados são um convite velado à solidão. É uma linguagem corporal muito simples que indica que a cara cerrada equivale ao distanciamento de todos, inclusive daqueles que, talvez, seriam os portadores das soluções de todos os problemas.




No auge do desconforto consigo mesmo, o ser raivoso não percebe que o insucesso para a realização de determinada tarefa pode estar restrito à si mesmo. Vários amigos, colegas, familiares...poderiam ser os portadores da solução (às vezes muito simples) não enxergada, fato que é facilmente entendido, uma vez que  pessoas diferentes possuem visões diferentes sobre situações diferentes. Isso leva a uma equação simples de  soma de esforços em prol da facilitação dos nossos problemas. Dessa forma, o mau-humor e a aparência dura dariam lugar a um semblante sereno e receptivo aos cuidados alheios.

O principal ponto é ter sempre em mente que, na maioria das vezes, o nosso maior vilão é o nosso ego. O pensamento corporativo e coordenado, ao contrário da filosofia auto-suficiente, é o único capaz de nos levar ao sucesso sem o desgaste estampado no rosto.

O sorriso deve sempre ser uma constante, por pior que seja a situação, porque ele atrai pessoas. E as pessoas atraem soluções e alegria. Além disso, o sorriso atrai boas vibrações e essas...são boas em qualquer momento.

Um comentário: