quinta-feira, 24 de maio de 2012

...é preciso digerir o orgulho...

Orgulho. Todos temos um pouco e fazemos questão de mostrar de todos os modos. Ao menor sinal de insatisfação, descontentamento, desacordo...apresentamos nosso orgulho ferido. Às vezes em uma frase maldosa, outras em um olhar de repúdio, ou até mesmo em um silêncio que implora por ser notado como sinal de insatisfação. Todas estas são maneiras corriqueiras de mostrarmos como somos orgulhosos e melindrosos. E mais. Mostramos como estamos despreparados para apontar nossos próprios erros.

De vez em quando ouvimos falar sobre a necessidade constante de "engolirmos" nosso orgulho. Essa frase é batida e faz sentido. Porém, há um ponto equivocado na mesma. O ato de engolir envolve a admissão de algo sem a deglutição necessária para a boa digestão. Este conceito, além de ajudar na boa saúde do nosso corpo, nos ajuda a perceber que o importante não é engolir o orgulho. Na verdade, o relevante é digerí-lo.

Digerir o orgulho, tal qual o alimento, demanda tempo. Atropelar o orgulho não nos acrescenta em nada, uma vez que o ato se torna impulsivo. O interessante, na verdade, é educar-se para digerir o orgulho sempre que possível. Ao passo que nos treinamos nesse propósito a digestão se torna mais eficaz e rápida e logo aprendemos a assimilar os nutrientes derivados da "catálise" do orgulho.


Não creiamos, porém, que nos tornaremos pessoas acima do bem e do mal, poços de benevolência e abnegação. As mudanças para serem eficazes, não devem ser radicais; elas devem ser graduais. Aos poucos devemos passar a enxergar situações do dia-a-dia com uma visão mais ampla do que aquela que contempla qualquer atitude como um ataque ao nosso ego. Com isso, passaremos a encarar uma ofensa como algo menos severo à nossa intimidade; uma crítica como algo positivo visando o crescimento; um desacordo como um acontecimento natural entre pessoas que defendem pontos de vista diferentes; e só.

Enxergando dessa maneira, perceberemos que em muitas oportunidades nos condoemos por muito pouco. Analisando, pois, a situação após a digestão devida do orgulho, veremos que podemos estar realmente equivocados em alguns pontos. Da mesma forma, podemos começar a perceber que nossos companheiros de vida podem também estar se equivocando utilizando cores muito fortes para pintar um quadro que se desenharia muito melhor em preto e branco. Mas nesse mérito, não nos cabe julgar.

Corrigir-se no orgulho excessivo é o primeiro passo para se levar uma vida livre das amarras que nós mesmos criamos utilizando-nos das palavras de outrem. 

Um comentário:

  1. he;..he...he...he..

    linda reflexão mestre...apenas discordo do seguinte ponto :
    "Da mesma forma, podemos começar a perceber que nossos companheiros de vida podem também estar se equivocando utilizando cores muito fortes para pintar um quadro "....jamais conseguiremos desfazernos do orgulho se continuarmos com este preceito e pre(conceito) em atribuir aos outros, as traves que estão no nosso próprio ser e que por VAIDADE e por vezes COMODISMO não fazemos o possível para nos livrar !!..Linda reflexão...mas o não julgamento pressupõe superioridade....e se não existe humildade...PREVALECE O ORGULHO"!!!!!

    ResponderExcluir