sábado, 10 de março de 2012

...é preciso entender!

Nosso cotidiano é repleto de situações surpreendentes. Muitas das vezes nos encontramos em uma situação de extrema calmaria quando, de repente, uma tempestade de acontecimentos nos tira do rumo esperado. Isto é mais comum do que possa parecer e possui íntimo vínculo com os propósitos de crescimento pessoal que nos são prescritos. Seria mero acaso o fato de, em geral, modificarmos nossa postura em vários campos de nossas vidas após vivenciarmos uma situação que nos provoque choque?! A clara resposta é negativa e se justifica com base na necessidade de seguirmos planos superiores que, por este motivo, possuem prevalência frente às nossas vontades pueris.

Acontecimentos que afrontam nossas vontades imediatas são naturalmente mal vistos por nós. Falta-nos, todavia, a capacidade de enxergar o passo seguinte. Metaforicamente podemos comparar tal situação à de uma senhora que deixa acidentalmente que um pouco de vinho tinto macule seu vestido branco durante importante evento social. A preocupação da nossa personagem se dará, tão somente, ao vestido manchado, uma vez que a necessidade imediata pede a extinção da mancha na medida do possível. Nesse ínterim, de olhos voltados para baixo a contemplar o estrago, nada lhe se fará notar no horizonte, e a festa será tão somente uma lembrança de um vestido manchado.

Devemos, pois, diante de situações ruins ter a capacidade de olhar para frente. As opções que se descortinam permitem que enxerguemos possibilidades. E estas, sem dúvida, hão de se configurar em esperanças para o refazimento em decorrência do problema.

Interessante notar que as possibilidades positivas que podemos perceber após algum fato ruim são, via de regra, filhas deste. Isto nos desperta uma série de dúvidas relativas ao porquê das coisas. No entanto, diante de tal verificação (o bem decorre do mal) não podemos ter dúvida de que os caminhos a serem seguidos por nós seguem, antes de tudo, uma lógica que supera a nossa. Os planos superiores nos coordenam e nossa missão é a do melhoramento constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário