domingo, 1 de abril de 2012

...devemos trabalhar!

Descansar e passar por momentos de pura descontração e descompromisso com tarefas e horários, sem dúvida, é algo agradabilíssimo. Não há quem ignore a maravilha de passar instantes de ócio ao lado de pessoas agradáveis participando de atividades de puro lazer. Essa necessidade de imersão em um universo distante das obrigações do trabalho é natural e se justifica com base na incapacidade nossa em focar nossa atenção plenamente em uma atividade desgastante e repetitiva ditada pela rotina. Não somos máquina e, portanto, merecemos descanso. Muitas pessoas culpam justamente a rotina como responsável direta pelo cansaço mental que leva à necessidade da pausa. Entretanto, a rotina seria assim algo tão ruim?

Diante de dias repletos de atividades surge a necessidade clara de organização. Como conciliar todos os afazeres de um dia sem deixar nada para depois? A solução mais simples vem pelo planejamento das tarefas. Quando colocamos os trabalhos do dia em uma ordem clara, a execução se torna, sem dúvida, muito mais fácil e rápida. Isto sem dúvida é ótimo. A contrariedade só aparece quando denominamos tal planejamento como "rotina" de trabalho. Devemos desmistificar isso, uma vez que a rotina nos permite otimizar nossa produção diária (seja no trabalho, estudo,...). Além disso a rotina trás consigo um aspecto maravilhoso: a possibilidade de quebrá-la!

O que seria a alegria da vitória sem o duro trabalho anterior? A sensação de dever cumprido é uma das melhores possíveis. O problema é que não podemos comprá-la em qualquer canto. Para sentir o sabor da vitória é necessário muito trabalho. Numa metáfora muito simples, podemos dizer que a vitória depois do trabalho se assemelha à água diante de muita sede; tem um sabor muito melhor! E isto vale para todos os tipos de trabalhos/atividades. Desde àqueles voltados para o próprio sustento, até àqueles relacionados ao bem do próximo (caridade).

Logo, chegamos a uma espécie de fluxograma muito simples onde: ROTINA gera TRABALHO que gera VITÓRIA que, por sua vez, gera DESCANSO. São quatro passos. Podemos logicamente fugir da rotina pelo caminho mais rápido que leva diretamente ao descanso. No entanto, qual é o nosso papel nesse mundo? Viver do descanso, ou produzir para viver do MERECIDO ócio?!

Todos temos livre arbítrio sobre nossas tarefas. No entanto, vale lembrar que somos responsáveis pelas atividade que fazemos e que deixamos de fazer. Nossas "trabalhos" constroem, destroem ou se abstém com relação ao nosso redor. Mãos à obra para construir sempre!

Um comentário: