segunda-feira, 23 de abril de 2012

...é bom crescer!

"O que não tem remédio, remediado está". Esse ditado popular ilustra bem o quanto, infelizmente, somos acostumados a nos acostumar. É muito fácil e cômodo esperar que as situações que nos interessam se ajeitem naturalmente sem que tenhamos que demandar de algum esforço ou preocupação. Essa é a alternativa cômoda. No entanto, muitos dos problemas que enfrentamos no cotidiano se tornaram problemas em virtude desde nosso modo fácil de encarar as questões. Afinal, "o mal não se corta é pela raiz"?! E cortar uma simples raiz demanda esforço e crescimento.

Esperar os acontecimentos não é interessante. Da mesma forma, não é conveniente nos rebelarmos diante das situações. Esforço de menos e energia em excesso não auxiliam em nada. O caminho certo é o do meio: o equilíbrio. Sendo assim, ao enfrentarmos situações que nos afligem, devemos partir para a ação delicada...sem desespero. Certamente, as primeiras soluções hão de aparecer juntamente com inúmeras outras que, coletadas  num primeiro momento, serão muito úteis na resolução de questões futuras. Moral da história: Encarar situações complexas de maneira serena nos fornece soluções, experiência e crescimento.



Soluções são sempre bem-vindas. Elas encurtam caminhos; e encurtam da maneira certa. É a situação equivalente a de um motorista que escolhe um atalho em uma região totalmente conhecida por ele, visando encurtar um trajeto. As chances de erro nesse caso são mínimas e, logo, a solução do motorista, adquirida ao longo de vários percursos na região, acaba auxiliando de maneira certa.

Experiência nasce com os erros e acertos. Brota também da nossa frequente capacidade de se propor ao novo. Aquele instinto de desbravador que todos têm (em maior ou menor grau). Os comodistas são eternos inexperientes por não se apresentarem com a cara e a coragem para o erro. Este último é um dos nossos melhores amigos e professores.

O crescimento, inclusive, é fruto desse nosso amigo. Todo crescimento pede mudanças. A natureza nos ensina isso. Os artrópodes que possuem exoesqueleto precisam se "despir" desse traje para poderem crescer. Não existe melhor exemplo que esse. Precisamos desatar nossos nós íntimos para crescer. É simples. Mas é como se ficássemos nus diante do mundo. Expor-se para crescer é duro, mas é necessário. Ninguém se eleva ou melhora como pessoa permanecendo imutável. A mudança é a lei da vida e o crescimento é o nosso dever moral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário