sábado, 7 de abril de 2012

...é preciso saber mudar!

É comum ouvirmos uma frase batida que diz que é sempre preciso e bom mudar. Certamente as mudanças movem tudo e todos e levam a quadros novos. Porém, temos a visão equivocada de que o novo é sempre agradável. Nem sempre isso é constatado. Fatos inéditos trazem situações idem e, dessa forma, não podemos nunca antever a benevolência do que virá. Fica fácil concluir que a ânsia por mudanças reside na esperança no desconhecido e não em argumentos lógicos quaisquer.

Pensando dessa forma, vemos que somos seres extremamente esperançosos. Isso é muito bom! Esperança sempre alivia corações aflitos. Todavia, as esperanças frustradas trazem sentimentos totalmente antagônicos, via de regra. A quebra de uma grande expectativa por um "novo" melhor nos faz, às vezes, pensar que o passado, mesmo que tenha sido desagradável ou dolorido, não seja tão ruim assim. E neste ciclo de comparações podemos reabrir uma ferida já totalmente cicatrizada só para verificar se a dor não foi tão grande  quanto se pensava.



Logo, percebemos que as mudanças são sempre necessárias e motivadoras. Desde que ocorram sem o vínculo direto com qualquer expectativa compulsória de felicidade. Logicamente, as mudanças devem ocorrer buscando melhorias e, logo, a felicidade. O pensamento segundo esta linha lógica, não está errado. O perigo surge, porém, quando vinculamos às mudanças à expectativas de felicidade pré-definidas. Não existe um futuro pré-definido. Sendo assim, não se pode prever o que virá...

Pensando desta forma, estaríamos então alegando que a felicidade não deve ser alcançada?! De modo algum. O que se coloca é a necessidade da mudança interna para a colheita dos frutos (essa tal felicidade) sem que haja uma expectativa por objetivos que nós ainda, porventura, não estejamos prontos a alcançar. Resumindo, a mudança deve ser raciocinada e, portanto, deve começar pela mudança interior. Naturalmente, se o seu interior se modifica, o seu exterior irá corresponder à altura.

P.S.: Este post de hoje serve muito para mim (Eduardo). Na próxima segunda-feira (09/04) passarei por mudanças que estão se configurando gradativamente em meu interior. É chegada a hora de externá-las. Consequentemente este blog será invadido por notícias e fotos relativas a esse novo empreendimento em minha vida. Garanto, entretanto, que os textos continuarão a serem postados frequentemente. Abraços!


2 comentários:

  1. É absolutamente necessário a realização perene de mudanças em nossas vidas, pois a Vida é energia. E esta, é o acontecer de tudo.

    E este acontecer é mudança permanente, embora nem sempre percebamos que as mudanças estão ocorrendo.

    O texto aborda o aspecto fundamental da vida humana, quando afirma que a mudança é a partir do Ser Interior de cada um de nós. Tal qual o sangue, que nasce da médula, a mudança nasce a partir do nosso cerne mais essencial.

    E desde já, prezado Eduardo, compartilho energias positivas neste novo ciclo que para ti se avizinha. Que ocorra em sintonia com seu Ser Interior.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Resumindo, a mudança deve ser raciocinada e, portanto, deve começar pela mudança interior. "..pois é meu prezado...a palavra ESPERANÇA no dicionário quer dizer ; "Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há-de realizar ou suceder."....se pensarmos em toda a trajetória de nossa imortal existência, iremos comprovar que já passamos da fase de ter esperança...HOJE temos no seu lugar : CERTEZA!!!..sim certeza de que hoje está tudo melhor do que ontem e este ontem aconteceu em nossa vida há 80/100/150 anos atrás....ou seja...estivemos bem piores do que hoje...e nossa vida é simplesmente reflexo da esperança de ontem...que é na verdade a CERTEZA de nosso melhor HOJE , AMANHA e SEMPRE.....tiremos de nosso dicionario esta expressão e LUTEMOS para que A CERTEZA esteja em seu lugar....como minha CERTEZA de que seu processo de mudança vai ainda nos ajudar a crescer e a evoluir mais ainda...Com sua benção e com a permissão de nossos queridos mentores...tenho a CERTEZA da FÉ RACIOCINADA brotada em seu coração e que vai florir em breve!!!!...Com CERTEZA!!!

    ResponderExcluir